quarta-feira, abril 25, 2007

O mistério - Primeira parte

O que falta descobrir em cada um de nós? Lembrei-me desta pergunta quando vi esta fotografia no site do Público. Estava legendada assim:

"Pegadas ao contrário Steve Torgersen, perito de minas norueguês, olha deslumbrado para os fósseis de pegadas de uma criatura pré-histórica descobertos no tecto de uma mina de carvão na ilha de Spitsbergen, no Árctico. Foto: Francois Lenoir/Reuters"

Também eu teria ficado "deslumbrado" se estivesse no lugar de Steve Torgersen. Temos a tendência para nos esquecer que por trás da nossa História, existe outra muito maior feita por forças elementares que condiciona toda a nossa estadia cá. De vez em quando, pequenos relatos dessa História vêm ao de cima. O que é preciso é ter imaginação para os encontrar. O benefício, para além da óbvia conquista de mais uma peça do enorme puzzle que está por ser feito, é ficarmos mais pequeninos. Ou seja, esse ponto ilusoriamente físico que é o céu distancia-se. E todo o novo espaço que aparece, presta-se a ser penetrado pela nossa imaginação, sonhos, ideias. Obriga-nos a pensar.

Sem comentários: